quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O Brincar


" Brincar não constitui perda de tempo, nem é simplesmente uma forma de preencher o tempo (...) O brinquedo possibilita o desenvolvimento integral da criança, já que ela se envolve afetivamente e opera mentalmente, tudo isso de maneira envolvente, em que a criança imagina, contrói conhecimento e cria alternativas para resolver os imprevistos que surgem no ato de brincar"
Nicolau (1988)



   Brincando também se aprende...

Professora de educação física  Regilene Alvares

Talvez poucos pais saibam o quanto é importante o brincar para o desenvolvimento físico e psíquico do seu filho. A ideia difundida popularmente limita o ato de brincar a um simples passatempo, sem funções mais importantes que entreter a criança em atividades divertidas. Porém, é necessário ressaltar, a amplitude dessa prática quando comprometida ao processo de ensino-aprendizagem, sabendo que este não se dá somente dentro da sala de aula assim sendo a escola não deve apenas mobilizar a mente, mas também o corpo, pois de acordo com João Batista Freire (1989) “corpo e mente deve ser entendida como componentes que integram um único organismo“ (p.13). 
Brincar é coisa muito séria! A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.
Através do brincar, ela pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. Através da brincadeira, as crianças ultrapassam a realidade, transformando-a através da imaginação. Desta forma, expressam o que teriam dificuldades em realizar através do uso de palavras.
Então... Vamos brincar!!!!!




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